Instituto D. Francisco Gomes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que acolhe, educa e integra na sociedade crianças e jovens que, devido a desajustamentos familiares, vieram encaminhados pela Segurança Social e/ou pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Registado oficialmente em 1944, o IDFG acolhe mais de 60 rapazes, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. O objetivo máximo do Instituto D. Francisco Gomes é fazer com que no seu espaço as crianças e jovens acolhidos recuperem o equilíbrio e a estabilidade emocional essenciais para a futura integração na  família e na sociedade.

Uma das principais lutas travadas pela instituição tem sido o combate ao insucesso escolar. Objetivo que vem sendo alcançado com mérito, registando-se no ultimo ano 80% de aproveitamento escolar entre os menores da instituição. No exterior da instituição, os rapazes frequentam escolas da Cidade de Faro e no interior, a que chamam casa, contam com uma equipa de professores de apoio que os incentiva e auxilia nas diversas tarefas didáticas.

Uma vasta equipa de funcionários, entre os quais, psicólogos, técnico de ação social, monitores, administrativos e auxiliares, empenham-se diariamente na personalização da instituição, zelando pela educação, comportamento, alimentação, saúde, higiene e ocupação de tempos livres dos educandos.

Mensagem do Presidente

sep-double-yellow
Presidente01

Temos consciência das limitações a que estamos sujeitos, tanto mais que a nossa condição de IPSS, nos obriga a estudar profundamente todas as situações com que nos deparamos, na procura de realizar com certezas, as transformações adequadas à modernidade de uma Instituição vocacionadaúnica e exclusivamente a crianças e jovens do sexo masculino, para conseguirem dentro do estudo ou trabalho, o regresso a uma sociedade cada vez mais difícil. E essa é a nossa aposta, conseguir bons homens.

Para além de um vasto número de funcionários, que lhes proporcionam, no dia a dia, o ambiente familiar que não tiveram, zelando pela sua educação, comportamento, alimentação, saúde, higiene, entretenimento, ocupação de tempos livres, etc., têm ainda um corpo de técnicos a acompanhá-los, composto por Psicólogas, Técnico de Serviço Social, Professoras destacadas pela Direção Regional de Educação do Algarve para apoio pós escolar.

Direcção

sep-double-yellow
diagrama-direccao

Como contribuir

sep-double-white
pavilhão desportivo

Convidamos todas as pessoas de bem a visitarem a nossa Instituição e ajudarem-nos na base do mecenato para que possamos melhorar cada vez mais a nossa CASA
António Barão – Presidente do IDFG

O Mecenato é vital para o funcionamento e continuo melhoramento da instituição, de forma a proporcionar aos mais de 60 rapazes que dela dependem um verdadeiro lar. Com a sua ajuda continuaremos a fazer obra, promovendo o desenvolvimento saudável dos nossos educandos e uma plena reintegração destes na sociedade.

Torne-se Sócio por uma quota anual de 30€

Alugue os diferentes espaços que temos à sua disposição:

  • Pavilhão polidesportivo
  • Campo desportivo
  • Auditório para 170 pessoas

Mecenato

sep-double-yellow
1º Ciclo - Entrada

Empresas, organizações e mecenas individuais, têm permitido o desenvolvimento contínuo do IDFG. É graças à sua responsabilidade social e preocupação com o próximo que temos conseguido realizar vários projetos que destacamos:

Pintura do IDFG

Restaurante Akvavit
www.restaurante-akvavit.com

Criação do 1º Ciclo
João Barão Rodrigues, reconhecido empresário, que contribui com um donativo muito relevante para o 1º Ciclo.

Gabinetes Técnicos

sep-double-white
Gabinetes Tecnicos

Por detrás de toda a fachada da instituição e dos rostos das crianças que esta acolhe está um trabalho incansável de equipa com mais de 40 funcionários, em resistir contra a desmotivação e insegurança dos educandos.

A liderar a equipa técnica da instituição, Dora Barbosa (Psicóloga e Diretora Técnica do Instituto D. Francisco Gomes) afirma que uma das prioridades de uma instituição como o IDFG é formar uma equipa técnica sempre atenta aos sinais de alarme dados pelas crianças e jovens ali acolhidos, antecipando-os.

A verdadeira essência do trabalho desenvolvido pelos Técnicos do Instituto D. Francisco Gomes, coordenado pela Diretora Técnica, traduz-se em contribuir para um bem-estar envolvente. É um trabalho que visa aprofundar questões que são de extrema pertinência para um desenvolvimento adaptado às exigências do mundo atual. Desta forma, abordamos temas relacionados com o indivíduo e a sociedade, canalizando grande parte das nossas energias e conhecimentos para o quotidiano dos educandos. Salientamos o facto deste ser pautado por normas, regras e horários a cumprir, que só é possível concretizar numa base de interajuda e de comunicação.

  • Serviços administrativos
  • Gabinete de contabilidade
  • Serviços gerais
  • Monitores/técnicos de acção educativa
  • Cozinha

Área Económica

sep-double-yellow

Plano de acção e orçamento 2017

Plano de acção e orçamento 2016

Relatório de contas – ano 2014

Relatório de contas – ano 2015

Relatório de contas – ano 2016

Relatório – ano 2017

Contas – ano 2017

Relatório de Contas – Ano 2018